Pesquisar
Close this search box.

Projeto sobre emendas parlamentares ao Orçamento continua na pauta do Plenário – Notícias

Projeto sobre emendas parlamentares ao Orçamento continua na pauta do Plenário – Notícias

05/11/2024 – 09:43  

Antônio Cruz/Agência Brasil
Emendas parlamentares têm sido foco de discussão entre os Poderes nos últimos meses

A Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (5) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 175/24, que regulamenta a apresentação e a execução de emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual (LOA).

Segundo o autor da proposta, deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), o texto resulta de acordo entre os Poderes Executivo e Legislativo para aprimorar as regras das emendas parlamentares ao Orçamento da União.

O relator da proposta é o deputado Elmar Nascimento (União-BA). O parecer, no entanto, ainda não foi divulgado.

Relembre
Em agosto, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino suspendeu a execução de emendas impositivas apresentadas por deputados federais e senadores ao Orçamento da União. As emendas impositivas são aquelas que o governo é obrigado a executar.

Na decisão, Dino defendeu que os congressistas estabeleçam parâmetros que garantam mais transparência na liberação dos recursos.

Câmara, Senado e vários partidos questionaram a legalidade dos atos de Dino, mas o STF negou o recurso.

Pauta cheia
A sessão de votações de hoje está marcada para as 13h55 e tem outros nove itens na pauta, entre eles:

– o Projeto de Lei 714/23, do deputado Coronel Ulysses (União-AC), que prevê a prisão preventiva obrigatória de acusados de crimes hediondos, roubo e associação criminosa qualificada e quando for configurada reincidência criminal; e

– o Projeto de Lei 1205/24, do Senado, que adequa a Lei Geral do Esporte para incluir no Sistema Nacional do Esporte (Sinesp) comitês e confederações de desporto para que sejam obrigadas a cumprir legalmente requisitos para o recebimento de recursos públicos;

Os dois projetos estão em regime de urgência.

Da Redação – ND

MAIS NOTÍCIAS

CATEGORIAS

.

SIGA-NOS