A organização da Expo 2025 Osaka/Kansai calcula que os custos de construção do local do evento aumentem para cerca de 230 bilhões de ienes, o equivalente a 1,55 bilhão de dólares.
O valor corresponde a uma elevação de aproximadamente 300 milhões de dólares em relação à previsão anterior, e é o segundo aumento nos custos estimados.
O governo central, a cidade de Osaka e a comunidade empresarial devem dividir igualmente os custos.
Fontes afirmam que a Associação Japonesa para a Exposição Mundial de 2025 divulgou a estimativa mais recente, após examinar os crescentes custos de materiais e de pessoal, e está discutindo os números com as três partes envolvidas. As fontes citam que a associação continua analisando os custos, e considera a possibilidade de haver mais mudança no total.
Inicialmente, os custos de construção tinham sido estabelecidos em 840 milhões de dólares. Contudo, em 2020, o valor foi aumentado em cerca de 50% para aproximadamente 1,25 bilhão de dólares.
Uma elevação nos custos acarretaria um fardo maior para os contribuintes, caso não haja mudança no atual plano de compartilhamento de gastos.
Osaka foi escolhida para sediar a Expo Mundial de 2025, um evento internacional que deverá atrair milhões de visitantes. Prevista para começar em 13 de abril de 2025, deverá ser encerrada no dia 13 de outubro.
* É proibida a reprodução deste conteúdo