A Rússia ligou neste domingo (13) os instrumentos científicos a bordo de sua nave lunar. Com isso, os cientistas começaram a processar seus primeiros dados à medida que a espaçonave acelera em direção à Lua, em uma tentativa de ser a primeira a encontrar gelo no único satélite natural da Terra.
A missão russa Luna-25, a primeira desde 1976, está competindo contra a Índia, que lançou a nave lunar Chandrayaan-3 no mês passado, para completar um pouso suave no pólo sul da Lua, onde os cientistas acreditam que há bolsões de gelo de água.
Um foguete Soyuz 2.1, que transportava a nave Luna-25, decolou do cosmódromo de Vostochny, no Extremo Oriente da Rússia, às 2h11 da manhã de sexta-feira, horário de Moscou, e foi lançado para fora da órbita da Terra uma hora depois.
“Os primeiros dados de medição do voo para a Lua foram obtidos e a equipe científica do projeto começou a processá-los”, disse a Roscosmos.
“A Luna-25 continua seu voo para o satélite natural da Terra — todos os sistemas da estação automática estão funcionando corretamente, a comunicação com ele é estável, o saldo de energia é positivo”, afirmou.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.