O nome do antigo comissário europeu e negociador do Brexit foi anunciado nesta quinta-feira (5). O presidente Emannuel Macron pediu a MIchel Barnier, de 73 anos, para “formar um governo unido ao serviço do país”, informa o Palácio do Eliseu.
Quase dois meses depois do segundo turno das eleições legislativas, em que a coligação de esquerda da Nova Frente Popular saiu vencedora, o presidente francês rejeitou o nome de Lucie Castets para governar o país e nomeou hoje Michel Barnier para assumir o cargo de primeiro-ministro.
Após longas consultas e negociações, lideradas por Emmanuel Macron, com vista à nomeação de novo premiê que não fosse imediatamente rejeitado pela Assembleia Francesa, o chefe de Estado elegeu finalmente o nome do sucessor de Gabriel Attal em Matignon.
O chefe de Estado garantiu que Michel Barnier reúne as condições de estabilidade e da mais ampla unidade e pediu a ele que “estabeleça um governo de unidade a serviço do país”.
O primeiro-ministro mais velho da Quinta República sucede assim a Matignon Gabriel Attal, de 35 anos, que era o mais jovem. Terá que tentar formar um governo capaz de sobreviver à censura parlamentar, para pôr fim à mais grave crise política do país.
Perfil
Michel Barnier, 73 anos, é um político de centro-direita, do partido francês Les Républicains (LR). Antigo ministro e ex-comissário europeu, ganhou notoriedade internacional com o seu papel como negociador-chefe da União Europeia (UE) para o Brexit, entre 2016 e 2020.
Ocupou vários cargos ministeriais, principalmente do Meio Ambiente, entre 1993 e 1995, dos Assuntos Europeus, entre 1995 a 1997, das Relações Exteriores, entre 2004 e 2005 e ainda da Agricultura, entre 2007 e 2009, no governo de Nicolas Sarkozy.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.