Pesquisar
Close this search box.

Mais soldados do grupo Wagner se aproximam da fronteira polonesa

Mais soldados do grupo Wagner se aproximam da fronteira polonesa

Centenas de soldados do Grupo Wagner se aproximaram da cidade de Grodno, em Belarus, perto da fronteira polonesa, disse o primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, neste sábado (29). 

A Polônia – antiga integrante do Pacto de Varsóvia que se tornou membro da aliança militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em 1999 – está preocupada com a possibilidade de que a guerra respingue em seu território, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. 

Tensões na fronteira

No começo deste mês, a Polônia começou a mobilizar mais de mil tropas para a região leste do país, entre preocupações de que a presença de soldados do Grupo Wagner em Belarus possa levar a tensões maiores na fronteira. 

“A situação está ficando cada vez mais perigosa. Provavelmente eles (os soldados do Wagner) estarão disfarçados de guardas de fronteira de Belarus e ajudarão imigrantes ilegais a entrarem no território polonês e desestabilizar a Polônia”, disse Morawiecki, em entrevista coletiva em Gliwice, no oeste do país.

“Eles provavelmente tentarão entrar na Polônia fingindo que são imigrantes ilegais e isso representa uma ameaça adicional”, disse Morawiecki.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

MAIS NOTÍCIAS

CATEGORIAS

.

SIGA-NOS