Pesquisar
Close this search box.

Lei sancionada inscreve o nome de Laudelina de Campos Melo no livro de heroínas da Pátria – Notícias

Lei sancionada inscreve o nome de Laudelina de Campos Melo no livro de heroínas da Pátria – Notícias

26/07/2023 – 11:20  

Geraldo Magela/Agência Senado
Especial Herois da Pátria: Panteão da Pátria Tancredo Neves.Dez grandes páginas de aço, além de várias outras a serem ainda preenchidas, formam o “Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria”, guardado no Panteão da Pátria Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes em Brasília. Quarenta brasileiros já tiveram seus nomes inscritos no livro.Para que um novo nome seja incluído no Livro dos Heróis da Pátria, o Senado e a Câmara dos Deputados precisam aprovar uma lei. A última nova inscrição foi feita em 2012, com os líderes da revolta dos colonos brasileiros contra a invasão holandesa no Nordeste, no século 17.Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Dez páginas de aço, além de várias outras a serem ainda preenchidas, formam o Livro

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26) a Lei 14.635/23, que inscreve o nome de Laudelina de Campos Melo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A norma tem origem no Projeto de Lei 1795/21, da ex-deputada Celina Leão (DF), aprovado pela Câmara dos Deputados em maio de 2022.

Laudelina de Campos Melo ajudou a fundar o movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras domésticas em 1936, na cidade de Santos (SP). Ela também atuou no movimento negro e participou de grupos culturais.

O livro
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Foi criado em 1992 para reunir protagonistas que dedicaram sua vida ao País em algum momento da história. A inscrição de um novo personagem depende de lei aprovada pelo Congresso Nacional.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

MAIS NOTÍCIAS

CATEGORIAS

.

SIGA-NOS