O Governo da Austrália aprovou no final do mês de fevereiro uma lei histórica onde os gigantes da tecnologia (Google e Facebook) terão que pagar impostos remunerando os veículos de comunicação pelo uso de seu conteúdo.
Facebook e Google terão de pagar os meios de comunicação da Austrália para utilizar seu conteúdo, segundo a nova, uma medida acompanhada ao redor do mundo em um contexto de batalha pela sobrevivência da imprensa tradicional.
A lei foi aprovada depois que Facebook e Google chegaram a acordos bilionários para evitar serem submetidos a arbitragens vinculantes e abre caminho para que os dois gigantes digitais invistam dezenas de milhões de dólares em acordos de conteúdo local.
O governo afirmou que a lei garantirá que os meios de comunicação “recebam uma remuneração justa pelo conteúdo que geram, ajudando assim a manter o jornalismo de interesse público na Austrália”.
O Google pagará por notícias que apareçam em sua nova ferramenta Google News Showcase, enquanto o Facebook irá remunerar os fornecedores de seu produto News, que será lançado na Austrália este ano.
Facebook x Governo Australiano
A lei gerou uma disputa entre o Facebook e o governo australiano. Depois de ter bloqueado a publicação de links para notícias da mídia local ou internacional em resposta ao projeto de lei, a rede social acabou recuando, com um acordo de última hora.
O fundador do Facebook Mark Zuckerberg anunciou que vai investir 1 bilhão de dólares em conteúdo de notícias nos próximos três anos. O investimento anunciado se soma aos 600 milhões de dólares injetados na mídia desde 2018.
Fonte: R7
palavras-chave: gigantes tecnologia pagar impostos google facebook