O bisneto de Heny Ford acaba de vender um carro que foi o maior fracasso da história da marca Ford, estamos falando da perua da marca Edsel, que estava preservada pelo herdeiro.
Henry Ford, é reconhecido como um dos engenheiros e empreendedores de maior sucesso na história da indústria automobilística, porém ele não era Midas, nem tudo que ele tocava se tornava sucesso de vendas como a linha Edsel Ford.
O Edsel Ford representa um dos maiores fiascos da indústria automobilística e o maior fracasso de vendas da montadora Ford. A empresa contabilizou aproximadamente 116 mil unidades vendidas das 118mil produzidas nos três anos em que esteve no mercado, atingindo menos da metade do ponto de equilíbrio projetado para o produto.
Hoje, o bisneto de Henry, que também leva o nome do carro (Edsel Ford II), vendeu essa raridade em leilão, junto com outros carros da linha Edsel.
No início da década de 1950, a Ford tornou-se uma sociedade anônima de capital aberto e na tentativa de crescer suas vendas no mercado de sedans, dominadas pelos concorrentes General Motors e Chrysler, lançou em 1955 o projeto “Carro E” (nome código de carro experimental). Com o projeto do automóvel desenvolvido, optaram em denominar o produto homenageando o filho de fundador da empresas, Edsel Bryant Ford, único filho de Henry, morto precocemente em 1943, com apenas 49 anos.
Com um acúmulo de milhões de dólares em prejuízos, a Ford anunciou em novembro de 1959, o fim da produção do Edsel, com quase 3 000 unidades do modelo 1960 já produzidos, sendo estes enviados para a sua rede de concessionárias para serem comercializados nos primeiros meses do ano seguinte.
Na atualidade o Edsel é um produto cobiçado no mercado de colecionadores. São aproximadamente 10 mil unidades do modelo existente e considerados objetos valiosos, tendo, quando comercializados, valores na ordem de 100 mil dólares.
Fonte: Auto Papo
palavras-chave: Startup recarregar veículos elétricos em 5 minutos
palavras-chave: Ford carro maior fracasso