Eternit prepara instalação de telhas solares. A marca Eternit está instalando telhas solares em 4 cidades e prepara produção em massa no Brasil.
As cidades de Ourinhos (SP, Marília (SP), Itaipava (RJ) e Cambé (PR) agora fazem parte do projeto piloto. Empresa planeja o lançamento do produto para o segundo semestre para alcance em todo território nacional.
A Eternit está avançando com seu projeto de telhas solares. Por exemplo, entre janeiro e fevereiro deste ano, foram concluídas mais quatro instalações dos equipamentos, além dos dois projetos que foram concluídos no ano passado.
Com o certificado do Inmetro para a produção das telhas, a Eternit agora faz os últimos testes de resistência antes de levar o produto ao mercado, no segundo semestre deste ano, conforme o planejamento da companhia.
Os projetos fotovoltaicos foram instalados nas quatro cidades já citadas, Ourinhos, Marília, Itaipava e Cambé. O menor deles, em Ourinhos, tem capacidade de 70 kWh por mês, o suficiente para uma economia mensal de 50 reais na conta. Foram usadas 72 telhas nessa instalação. Já o maior está em Marília, com 560 telhas e capacidade de 550 kWh/mês, o suficiente para abater 390 reais da conta de luz, considerando a tarifa atual.
Segundo a empresa, cada telha solar, cujo tamanho é de 36,5 cm por 47,5 cm, tem potência de 9,16 watts, o que se reflete em uma capacidade média mensal de produzir 1,15 Quilowatts-hora (Kwh) por mês.
A Eternit foi uma empresa de venda de telhas de amianto por quase 80 anos, e agora está em uma nova empreitada, a produção e a venda de telhas solares. Em suma, com o fim do seu principal negócio, a Eternit entrou em um processo de reestruturação. “Entramos em recuperação judicial preventivamente. Contudo, sabíamos que seria difícil”, afirmou Luís Augusto Barbosa, presidente do Grupo Eternit.
A empresa estima que o uso da tecnologia possa reduzir o custo de um sistema solar em até 20%. Com isso, o retorno esperado para o investimento deva ser de três a cinco anos. Dessa forma, o Mercado percebeu o esforço e retomou a confiança na empresa. “No ano passado, por exemplo, a Eternit foi a empresa que mais valorizou na B3: 221%”, disse Luís Augusto, presidente da empresa.
Para uma residência pequena, são necessárias cerca de 150 telhas; por outro lado, casas de alto padrão devem utilizar até 600 unidades. O restante do telhado pode ser feito com telhas comuns.
Fonte: Exame
palavras-chave: Eternit prepara instalação de telhas solares