Equipamento Elmo começa a ser testado no Ceará em pacientes com Covid-19 e pode reduzir internações em UTI por até 60%.
O Elmo é um capacete de respiração assistida para tratar pacientes com quadro leve ou moderado de Covid-19, está sendo testado em pacientes no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza.
O procedimento de testagem em pacientes é um dos critérios necessários para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize a produção em larga escala.
Pensando em tratar pacientes com insuficiência respiratória, incluindo a causada pela Covid-19, pesquisadores do Ceará desenvolveram o Elmo, um mecanismo de respiração artificial não invasivo que pode reduzir em 60%, de acordo com a comprovação dos testes, a necessidade de internação em UTI e a intubação de pacientes com Covid-19.
A ideia do Elmo surgiu em abril de 2020, na primeira onda da pandemia aqui no Brasil, como uma iniciativa de várias instituições para achar soluções para a falta de respiradores e leitos”, explicou à CNN o médico pneumologista Marcelo Alcantara Holanda, Superintendente da Escola de Saúde Pública (ESP) do Ceará e idealizador do Elmo.
Recentemente, a Secretaria da Saúde do Ceará doou ao estado do Amazonas – que enfrentou a partir das primeiras semanas de janeiro o momento mais grave da pandemia – 65 unidades do aparelho e capacitou profissionais da saúde para utilizá-lo em pacientes internados com coronavírus.
O Governo do Ceará também conseguiu autorização para isentar o imposto ICMS do capacete Elmo, ajudando assim na sua aquisição para todo o território nacional. Por não depender de respiradores, o equipamento tem um custo relativamente baixo – estimado entre R$ 1,2 mil e R$ 1,5 mil.
Assista no vídeo abaixo o processo, que começou em março, e como funciona o “Elmo”:
Fonte: Secretaria de Saúde do Ceará
palavras-chave: equipamento Elmo começa a ser testado em pacientes com Covid-19
palavras-chave: Startup recarregar veículos elétricos em 5 minutos
palavras-chave: Airbus motor híbrido 2030