Pesquisadores norte americanos acreditam que o benzeno e o formaldeído podem ser os vilões
Cheiro de carro novo pode causar câncer – Um carro novo tem um cheiro agradável e até traz uma sensação de felicidade ao dono – sem dúvidas, pelo menos até agora. Afinal, quem não gosta de sair com um carro novo direto da loja? O problema é que a fragrância pode não ser tão saudável assim.
Um estudo da Universidade da Califórnia em Riverside mostrou que, substâncias cancerígenas, constituem este cheiro tão agradável.
Este estudo conduzido por Aalekhya Reddam e David C. Volz investigou a origem desta fragrância e isolou os componentes do gás que inalamos cada vez que usamos um carro novo e o tempo que estamos expostos a essas substâncias nocivas.
Palavras-chave: cheiro de carro novo pode causar câncer
A conclusão do estudo é que a inalação contínua de gases (principalmente benzeno e formaldeído) por mais de 20 minutos é tóxica.
Os pesquisadores usaram dados de outros estudos que tiveram como objetivo descobrir todas as substâncias presentes nesse cheiro, que são formadas pelos gases internos do carro.
O estudo também lembrou que, embora o benzeno e o formaldeído sejam considerados cancerígenos, eles não têm necessariamente efeitos negativos na saúde das pessoas. Tudo depende de quanto tempo a pessoa está em contato com a substância e da quantidade de gás liberada dos materiais no veículo – varia de veículo para veículo.
Os fabricantes tomam medidas rigorosas sobre o cheiro dos carros e trabalham com especialistas em aroma para garantir que os clientes obtenham envolvimento emocional através do cheiro. É especialmente importante que não seja acidental que todos os modelos de um determinado fabricante tenham exatamente o mesmo cheiro.
Fonte: Autoesporte