18/10/2023 – 08:51
A Bancada da Educação no Congresso Nacional assinou nesta terça-feira (17) um Termo de Compromisso pela Valorização dos Professores. Entre as principais reivindicações destacadas no documento estão a melhoria dos espaços físicos das escolas, salários adequados e fomento à saúde física e mental dos professores.
“Além da homenagem [ao Dia dos Professores], o evento de hoje foi um compromisso concreto para mudar o cenário atual da educação brasileira”, disse a presidente da Frente Parlamentar Mista pela Educação, deputada Tabata Amaral (PSB-SP). “O Brasil só vai mudar de patamar, ser um país mais justo e desenvolvido, pela educação, e esse caminho passa por valorizarmos nossos educadores”, acrescentou.
A deputada Professora Goreth (PDT-AP) ressaltou a importância de pressionar por mais avanços e pelo reconhecimento da carreira do magistério. “Trata-se de respeito, de apoio e garantia para que eles tenham ferramentas e recursos necessários para essa função tão importante que é a de educar.”
Já a deputada Socorro Neri (PP-AC) afirmou que o Brasil ainda tem muito a alcançar. “Essa solenidade marca de forma muito simbólica o compromisso da frente parlamentar com a educação brasileira, que necessariamente precisa superar os desafios das formações inicial e continuada e também da carreira profissional e das condições de trabalho”, afirmou a parlamentar.
Índice de valorização
Durante o evento, o Instituto Península ainda lançou o Indicador de Valorização de Professores (IVP), ferramenta inédita no País que compreenderá melhor como a sociedade e os próprios professores da educação básica valorizam a profissão.
Segundo esse primeiro indicador, apenas 26% dos brasileiros acreditam que os professores são bem valorizados no País, enquanto somente 20% dos docentes têm essa percepção.
O evento contou ainda com a presença da deputada Ana Pimentel (PT-MG) e de representantes do Ministério da Educação, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e da União Nacional dos Estudantes.
Sobre a Frente da Educação
Formada em abril de 2019, a Frente Parlamentar Mista da Educação, conhecida como Bancada da Educação, é composta por mais de 200 parlamentares. O grupo tem como missão defender uma educação pública de qualidade, por meio da atuação no Congresso Nacional.
Recentemente, a atuação dos parlamentares do colegiado garantiu a retirada do Fundeb do Arcabouço Fiscal; a aprovação do projeto que institui a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação; e a aprovação da Nova Lei de Cotas.
Da Redação – ND
Com informações da Frente Parlamentar Mista da Educação