Pesquisar
Close this search box.

Aprenda a preparar o Kombucha

Aprenda a preparar o Kombucha

O Kombucha é uma bebida obtida pela fermentação e pelo uso de colônias bacterianas benéficas para o organismo. Saiba porque esta bebida faz tão bem para o intestino e aprenda a preparar o Kombucha.

A bebida teve origem no Nordeste da China em 220 a.C. e chegou ao Leste Europeu por rotas comerciais devido às suas propriedades no tratamento de doenças metabólicas, reumatismo e até hemorróidas. No Brasil, o Kombucha começou a ser produzido em escala industrial em 2016.

No que diz respeito ao funcionamento do intestino, esta bebida fermentada é muito benéfica devido à sua qualidade probiótica. Isso significa que ele possui um grande número de bactérias benéficas para o corpo humano, e essas bactérias se espalharão na região intestinal.

A absorção de nutrientes no intestino é ampliada com o Kombucha. Assim, o Kombucha faz bem para o intestino.

Aprenda a preparar o Kombucha

A forma de preparo do Kombucha é semelhante ao iogurte de kefir, com a diferença de que não utiliza leite, mas chá preto (em alguns casos chá branco ou verde).

Para começar, você precisa de um fungo, uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras. O ideal é buscar um fungo orgânico de fonte confiável para reduzir o risco de exposição aos agrotóxicos e garantir a qualidade final.

Apesar de não ser um processo complexo, requer certos cuidados como limpeza, pote de vidro, local escuro para o processo de fermentação e paciência. Para começar, é preciso ter um scoby, que significa cultura simbiótica de bactérias e leveduras (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast, em inglês). Aprenda a preparar o Kombucha:

Ingredientes:
1 litro de água filtrada
100 g de açúcar
1 colher (de sopa) de chá preto, verde ou branco
Scoby

Modo de preparo
Primeira fermentação: Aqueça 300 ml de água até o ponto de fervura. Desligue e adicione o chá e o açúcar escolhidos. Mexa para dissolver e abafe por 10 minutos. Adicione o restante da água. Peneire o chá e transfira o líquido adoçado para um recipiente de vidro ou cerâmica. Com o líquido frio ou em temperatura ambiente, adicione o scoby. Tampe com o tecido ou o papel toalha e prenda com um elástico em volta do vidro. Deixe em local mais escuro e reservado, por pelo menos sete dias. No sétimo dia, prove o sabor da bebida, para sentir se o líquido já está ácido o suficiente para começar a segunda fermentação. A temperatura ideal de fermentação é de 24 a 29ºC e pode durar até 20 dias.

Segunda fermentação: Depois de pronto, retire o scoby e transfira o líquido para outra garrafa. Acrescente aos 300 ml da bebida fermentada açúcar ou mel, frutas processadas em forma de suco ou em pedaços (maçã, melancia, carambola, abacaxi) e especiarias (cravo, canela). Para armazenar dessa vez, é possível utilizar qualquer garrafa que fique bem fechada e permita que o gás carbônico produzido não escape. Na geladeira, a bebida dura de três a quatro dias.

Não se esqueça do scoby de fermentação. Ele deve ser armazenado e alimentado com uma quantidade de chá para que as bactérias não morram e a produção dos kombuchas continuem.

É importante lavar a isca em água filtrada a cada duas ou três fermentações, retirando as peles mais amarronzadas. Se depois de algumas semanas a cultura não flutuar ao adicionada ao chá ou se deixar de produzir a película característica, é hora de descartá-la.

Para fazer o kombucha de maneira segura, é necessário cuidado com a higiene das mãos, do local em que será preparada a bebida e dos utensílios. Além de lavar bem as mãos, a recomendação é ferver e limpar todos os utensílios que terão contato com o chá e o scoby, utilizando álcool 70%.

Fontes: Vihalialimentos e Uol

MAIS NOTÍCIAS

CATEGORIAS

.

SIGA-NOS