O museu do Louvre foi fechado este sábado (14) “por razões de segurança”. Horas depois, o palácio de Versalhes foi evacuado devido a uma ameaça de bomba. As evacuações acontecem depois que França decretou o estado de alerta de atentado, por causa de um ataque com faca numa escola secundária quando um professor foi ferido.
“Caros visitantes, por razões de segurança, o museu do Louvre fecha as suas portas no dia de hoje, sábado, 14 de outubro”, anunciaram os responsáveis do museu numa publicação na rede social X esta manhã.
“As pessoas que tenham comprado bilhetes para hoje serão reembolsadas. Agradecemos a compreensão”, acrescentou o museu.
“O Louvre recebeu uma mensagem escrita que indicava um risco para o museu e seus visitantes”, pelo que “optamos (…) por evacuá-lo e fechá-lo durante o dia, enquanto realizamos as verificações essenciais”, disse um porta-voz do museu à agência de notícias AFP.
Palácio de Versalhes evacuado
À tarde (no horário de Paris), o palácio de Versalhes foi evacuado devido a uma ameaça de bomba, segundo apurou a AFP junto a fontes policiais.
A ameaça chegou através de uma mensagem anônima. O palácio não irá reabrir este sábado.
Os episódios surgem um dia depois de um ataque numa escola secundária que vitimou um professor e deixou duas pessoas gravemente feridas. O agressor, de origem chechena, foi detido pela polícia e tinha um histórico de radicalização.
O ministro francês do Interior, Gerald Darmanin, considerou nessa sexta-feira (13) que o ataque está ligado à situação no Oriente Médio, onde Israel conduz uma ofensiva militar para erradicar os combatentes do Hamas após os ataques do último sábado (7).