Em 20 de fevereiro do ano de 1993 falecia Ferruccio Lamborghini fundador dos carros Lamborghini. Prestando homenagem o CarroQue traz a história da Lamborghini.
Italiano, filho de fazendeiros, o Sr. Ferruccio Lamborghini começou a trabalhar como aprendiz de mecânico aos 14 anos. Aos 33, fundou a Lamborghini Trattori, uma empresa que fabricava tratores. Durante a Segunda Guerra Mundial, passou a projetar veículos militares, ganhando destaque na indústria automobilística.
Mas ele não parou por aí: em 1959 o empresário construiu uma fábrica de aquecedores a óleo, a Lamborghini Bruciatori, depois disso se arriscou na criação de diversas outras empresas, inclusive de vinhos, que é uma paixão italiana.
A Lamborghini enquanto marca de automóveis desportiva só foi criada em 1963, com o objetivo de competir com a Ferrari. A história por trás da sua fundação é conhecida por quase todos, e foi levado ao cinema com Antonio Banderas no papel principal no longa-metragem “Lamborghini, a lenda”.
A história da Lamborghini começa quando Ferrucio, um apaixonado por Ferraris, certo dia resolveu tomar satisfações pessoalmente com Enzo Ferrari para queixar-se de um defeito na embreagem de sua Ferrari.
Ferrucio apontou alguns defeitos e soluções para os modelos da Ferrari. Enzo sentiu-se ofendido pelas sugestões de um ‘mero’ fabricante de tratores e disse a Ferrucio que ele “não conhecia os automóveis, apenas na fabricação de tratores”.
Mal sabia Enzo Ferrari que teria um competidor ferrenho com suas Lambos!
Depois que o próprio Ferrucio resolveu a falha técnica da Ferrari trocando a embreagem do automóvel por uma que ele usava na fabricação de tratores, o fabricante italiano de tratores decidiu transformar seu outro sonho em realidade. Ferruccio Lamborghini já havia demonstrado grande interesse em fazer carros esportivos velozes com seu nome e decidiu construir uma fábrica moderna e totalmente equipada em Sant’Agata. A poucos quilômetros da fábrica da Ferrari em Modena.
No ano de 1966 era lançada o famoso Miura, provavelmente o melhor dos Grand Turismo de todos os tempos. Mesmo com um sucesso estrondoso dos seus carros, Lamborghini vendeu sua empresa de automóveis no ano de 1970, que passou pelas mãos do argentino Alejandro de Tomaso e depois pela Chrysler. Atualmente, a Lamborghini pertence ao Grupo Volkswagen.
Em 1993, Ferruccio Lamborghini veio a falecer, no ano de comemoração de 30 anos da sua marca de automóveis. Ferruccio tinha 76 anos.